Informação sobre erisipela, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da erisipela, assim como formas de melhorar os sintomas desta doença.


Cicatrização de lesões causadas por erisipela

A erisipela é uma patologia frequente na prática clínica, com uma incidência estimada de 10 a 100 casos por 100.000 habitantes/ano. Algumas publicações sugerem um aumento de incidência nas últimas décadas.
Cuidar de uma ferida é um processo que está presente no cotidiano dos profissionais de enfermagem, sendo preciso que se tenha conhecimento a respeito da anatomia, da fisiologia e dos fatores que influenciam o processo de cicatrização, para que se possa fazer uma boa avaliação e estabelecer uma conduta para seu tratamento.
A reparação de um tecido exige um ambiente propicio para a formação de colágeno, angiogênese e epitelização da ferida. Fatores sistêmicos e locais podem interferir nesse processo como: idade, sexo, doenças oncológicas, insuficiência renal e vascular, diabetes mellitus, estado nutricional, baixa resistência, técnica de limpeza, infecção e cobertura utilizada.
A condição nutricional é um fator decisivo na evolução do processo cicatricial devido à especificidade de elementos, como as proteínas que favorecem a resposta inflamatória e a síntese de colágeno com a remodelação da ferida, os carboidratos que fornecem energia aos leucócitos e fibroblastos, as gorduras que reservam energia, as vitaminas A e C que promovem a linfócitose e a síntese de colágeno e epitelização. A vitamina K que atua no processo da coagulação, o complexo B que favorece a ligação do colágeno, o zinco que auxilia na proliferação celular epitelização além de aumentar a resistência do colágeno, e o manganês, cobre e magnésio que contribuem na síntese do colágeno.
Ao iniciar o tratamento de uma lesão, faz-se necessário realizar uma avaliação da ferida, pois toda e qualquer proposta de tratamento de uma lesão deve levar em conta não só a lesão a ser tratada, mas o paciente com suas características e necessidades.
Com base na avaliação da ferida a ser tratada é necessário fazer a escolha adequada do produto a ser utilizado.
ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL